O Instituto Maria Felipa de Educação, arte, cultura e tecnologia é uma organização sem fins lucrativos que tem como finalidade o desenvolvimento de materiais didáticos, metodologias e práticas pedagógicas voltadas para a diversidade, sobretudo para a educação afro referenciada e indígena. Criamos espaços de diálogo sobre questões étnico-raciais, fundamentalmente na formação de professoras/des na perspectiva antirracista. Fazemos isso desde 2019 com projetos que articulam arte, educação e tecnologia. A seguir apresentaremos alguns dos nossos projetos:
Trata-se de um festival artístico cultural que celebra a cultura negra sendo um evento para toda a família, oferecendo a sociedade um dia de conexão comunitária acessando cultura musical, culinária afro-brasileira, moda afro, afro empreendedorismo, bem como oficinas de arte-educação para as crianças. O evento acontece anualmente.
A AFROTECH é a nossa feira de ciências africanas e afrodiasporicas que visa contribuir para a humanização de pessoas negras pela valorização da sua intelectualidade científica desde os primórdios da humanidade. Nessa feira as crianças reproduzem por meio de maquetes tecnologias ancestrais africanas.
A semana das artes negras e indígenas é uma iniciar que celebra a arte afrodiaspórica e dos povos originários, reivindicando uma percepção artística para além do eurocentrismo. Mestrado mostra as crianças produzem arte a partir de múltiplas linguagens tendo como referências impõe nomes negros e indígenas da arte mundial.